jovex

Azeite de Oliva - Benefícios do azeite para a saúde

SIGA @NUTRIQUALYVIDA NO INSTAGRAM

Continuar lendo





O óleo de oliva possui várias substancias benéficas à saúde. Ele pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada, o fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do óleo de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.
O  azeite de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em polifenol, reduz a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo.
Formas de Classificação do Azeite
Ao consumir o produto, é aconselhável que se verifique sua acidez (quanto menor, melhor) e a data de validade. Normalmente o azeite deve ser consumido em 12 meses. Antigamente era possível encontrar no comércio azeites de primeira e de segunda prensagem mas atualmente o processo é único e o azeite é prensado uma única vez a frio ou pela variação de pressão e temperatura.
§  Azeite de Oliva Virgem: obtido por processos mecânicos. Dependendo da acidez do produto obtido, este azeite pode ser classificado como sendo do tipo extra, virgem ou comum. O azeite virgem apresenta acidez máxima de 2%.
§  Azeite de Oliva Refinado: produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem.
§  Azeite Extra-Virgem: O azeite não pode passar de 0,8% de acidez (em ácido oléico) e nem apresentar defeitos. O órgão que os regulamenta e define quais defeitos são catalogados é o Conselho Oléico Internacional.
§   Azeite de oliva Comum: é obtido da mistura do azeite inadequado ao consumo, reciclado por meio de processos físico-químicos e sua mistura com azeite virgem e extra-virgem. O azeite de oliva comum não possui regulamentação.

Dicas de Uso Culinário do Azeite por Acidez

Tipo
Acidez
Utilização
Extra virgem
< 0,8%
Saladas e molhos
Virgem Fino
1,5%
Saladas e molhos
Semifino
3,0%
Saladas e frituras
Refinado
>3,0%
Frituras de imersão
Puro
>2,0%
Frituras, assados e marinados

Texto: 

Deane Franco - (Nutricionista CRN1 - 8053)
Fontes: wikipedia.org; dicas de nutrição.com; olivicultura-rs.com.br/
legislação_azeite;  http://www.scielo.org

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU