jovex

Orientação Nutricional na Gravidez

SIGA @NUTRIQUALYVIDA NO INSTAGRAM

Continuar lendo


A gravidez é um momento ideal para começar a se cuidar a sério, tanto em termos físicos como emocionais. Sua chance de ter uma gestação tranqüila e um bebê saudável aumentarão muito se você seguir algumas orientações simples: 
Quando a mulher fica grávida, o organismo começa a se preparar fazendo mudanças para criar o ambiente ideal para a gestação. Os hormônios ficam em alta, mudando o ritmo do seu corpo. Sendo fundamental fazer mudanças na alimentação para suprir a mãe e o bebê.

1. Organize e planeje seu pré-natal 

Um bom pré-natal é essencial para a sua saúde e do bebê. 

2. Alimente-se bem 

Você não precisa comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. Muitas mulheres param de comer certos tipos de alimentos, mas é sempre possível arranjar um substituto que tenha valor nutricional parecido. O ideal é ter uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteína que pode vir do peixe, da carne, do frango, dos ovos, de castanhas ou sementes. 

 

3. Tome cuidado com o que come 

É melhor evitar certos alimentos na gravidez, porque eles podem representar risco para o bebê se estiverem contaminados. Tais como queijo, carnes mal passadas, frutas, verduras e legumes mal lavadas.

 

4. Tome suplemento de ácido fólico 

O único suplemento que é considerado vital na gravidez é o ácido fólico, que ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê. O ácido fólico também está naturalmente presente em alimentos como: espinafre, brócolis, repolho, suco de laranja, beterraba e feijão. Outros nutrientes importantes para sua saúde e para a do bebê são o ferro e o cálcio, que podem ser supridos normalmente pela alimentação. A gordura natural dos peixes, como o ômega 3, também tem um efeito benéfico no peso do bebê e no desenvolvimento do cérebro e dos nervos no final da gravidez. Os peixes que mais contêm esse tipo de ácido graxo são o salmão, a sardinha, a truta, a cavalinha e o arenque. 

 

5. Faça atividade física regularmente 

Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para agüentar o estresse físico do parto. Também contribui para que você entre em forma mais rápido depois que o bebê nascer. Mas não faça esportes em que corra o risco de cair ou levar impactos. Os mais benéficos são atividades mais amenas, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga. 

 

6. Tome Bastante água

Deve se ingerir pelo menos três litros de água por dia ou mais para que o feto tenha um desenvolvimento adequado, é essencial na produção do leite que o futuro bebe irá se alimentar, para o bom funcionamento dos rins evitando assim infecções urinaria que são freqüentes na gestação além do mais a água é natural e o melhor hidratante para a pele.

 

7. Não tome remédios sem falar com o médico 

Se você costuma usar algum medicamento, pergunte na primeira consulta do pré-natal se vai poder continuar tomando. Antes da consulta, tente lembrar os problemas que você costuma ter com freqüência e os remédios que toma. Faça uma lista e verifique com o médico o que vai poder tomar se precisar. Mas o ideal é evitar ao máximo tomar remédios.

 

8. Reduza seu consumo de cafeína 

O café, o chá e os refrigerantes à base de cola e guaraná são estimulantes. O excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer com baixo do peso.

 

9. Pare de fumar e de beber 

Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro. Não consuma bebidas alcoólicas regularmente. O álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta, e a grande ingestão de álcool durante a gravidez está ligada a doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves. Beber muito, mas de uma vez só, numa saída à noite, por exemplo, também é prejudicial.

 

10. Descanse 

O cansaço e o sono no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você ir com calma. Uma soneca todo dia depois do almoço todo dia seria perfeita. Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir. Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem.



Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU